ADUnB-S.Sind participa de reunião de preparação para o 8 de março
As preparações para o 8 de Março, Dia Internacional de Luta das Mulheres já começaram. A Associação dos Docentes da Universidade de Brasília - Seção Sindical do ANDES-SN (ADUnB-S.Sind) participou, no dia 2 de fevereiro, da primeira reunião do ano do Coletivo das Mulheres CUTistas do Distrito Federal.
Na pauta, as sindicalistas discutiram sobre o planejamento semestral, fizeram os informes das ações feministas no Carnaval do Distrito Federal e apontaram os caminhos para a construção do 8 de Março, um dia emblemático na luta das mulheres.
Historicamente, sindicatos, organizações e movimentos sociais de mulheres e feministas do DF constroem, para o dia 8 de março uma pauta unificada, e em 2024, esta deve ser centralizada no combate à violência contra as mulheres no DF e na denúncia da precariedade dos recursos e dos serviços de atendimento. Em 2023, de acordo com dados da Secretaria de Segurança Pública do DF, foram registradas 34 vítimas de feminicídios.
“A violência contra as mulheres precisa ser combatida com ações de políticas públicas que enfrentem o problema na sua raiz. Não é razoável que o DF tenha uma das maiores taxas de feminicídio do país, isso precisa ser enfrentado e debatido pelo governo do Distrito Federal e por toda a sociedade”, observa a presidenta da ADUnB-S.Sind, Eliene Novaes, que participou da reunião.
O Coletivo de Mulheres Cutistas é formado com sindicatos, movimentos e organizações sociais que dialogam sobre as pautas e demandas das mulheres.
Publicado em 07 de fevereiro de 2024