Ato político marca lançamento do 4º Acampamento Nacional do Levante Popular da Juventude
Cerca de 5 mil jovens de várias regiões do país devem participar do 4º Acampamento Nacional do Levante Popular da Juventude que será realizado entre os dias 30 de maio e 2 de junho, em Brasília/DF.
O ato de lançamento do Acampamento foi realizado no dia 26 de janeiro no Instituto Federal de Brasília e contou com a participação de representantes do governo federal, movimentos sociais e sindicatos, como a Associação dos Docentes da Universidade de Brasília - Seção Sindical do ANDES-SN (ADUnB-S.Sind.).
Em sua saudação, a presidenta da ADUnB-S.Sind., Eliene Novaes, falou da importância da mobilização da juventude para a luta por direitos e destacou o papel da universidade nessa construção.
“A universidade é lugar de jovem, a universidade é lugar de luta. O papel da universidade não é só garantir título, mas garantir direitos. O sindicato, a universidade são lugares de luta, de escuta, de organização da juventude. A ADUnB tem muito orgulho de ser parceira do Levante, de ser parceira da juventude da UnB e principalmente, parceira da juventude que quer mudar esse país”.
O Levante Popular da Juventude é um movimento social que se nacionalizou há 12 anos. Os acampamentos se constituem como espaços de formação, organização e luta da juventude.
“Ao longo dos nossos 12 anos os acampamentos foram mais do que espaços congressuais, e se mostraram fundamentais na mobilização e organização da juventude brasileira, não só para reagir a conjuntura como também na construção da luta popular por um projeto de país soberano. Reunir 7 mil jovens no último acampamento em 2016 foi fundamental para reinventar nossas formas de luta e construir resistência ao golpe, ao bolsonarismo e à pandemia. No IV Acampamento organizaremos a coragem e rebeldia da juventude para radicalizar a democracia e construir um futuro em que os sonhos da juventude sejam possíveis”, destacou Daiane Araújo, da direção Nacional do Levante Popular da Juventude e vice-presidenta da União Nacional dos Estudantes (UNE).
O ato de lançamento do 4º Acampamento reuniu representantes do MST, MAB, MAM, MTD, MBP, MPA e CPT e também contou com a presença da reitora do IFB, Veruska Machado, da secretária Executiva da Secretaria Geral da República, Kelli Mafort; do Secretário Nacional de Juventude, Ronald Sorriso; da secretária de Direitos Humanos LGBTQIA+ do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, Symmy Larrat e do secretário de Atenção Primária à Saúde do Ministério da Saúde, Felipe Proenço.
Publicado em 31 de janeiro de 2024