Projeto ADUnB Memórias de Luta: evento Café com Memória é realizado com a presença de docentes que construíram a história da UnB

Criada em maio de 1978, a Associação dos Docentes da Universidade de Brasília - Seção Sindical do ANDES (ADUnB-S.Sind) possui uma longa trajetória em defesa da democracia, da educação pública e da categoria docente. Esta história está registrada em fotografias e documentos das lutas, enfrentamentos  e conquistas. Para recuperar e organizar estes registros fotográficos, o Sindicato contou com a colaboração de docentes que se reuniram na manhã de sexta-feira (15/12) para o evento Café com Memória. 

Neste encontro, as e os presentes contribuíram de maneira ativa com a classificação e identificação de registros fotográficos que ainda estavam sem indicação. A oportunidade permitiu não apenas auxiliar o Sindicato, mas reviver momentos históricos de construção, de mobilizações e lutas, reuniões e até de momentos de confraternização.

“Temos recebido relatos e registros importantes para construirmos um acervo digital que conte nossa história. A colaboração de nossas filiadas e filiados demonstra como juntos somos capazes de tanto, como já fizemos durante todos estes anos”, disse a presidenta da ADUnB-S.Sind, Eliene Novaes. 

O projeto é parte das ações da Gestão ADUnB Me Representa para resgatar a história da ADUnB-S.Sind. na interface com a defesa da UnB. O acervo possui conjuntos documentais referentes à organização sindical, que vão desde a luta contra a ditadura militar e as lutas por melhores condições de trabalho.

Aposentado e diretor da ADUnB-S.S, José Mauro, participou junto com outros colegas da oficina. “A luta por democracia desde o início e pela qualidade do ensino conquistadas na UnB tiveram reverberação por todos país. O protagonismo assumido pelas docentes e pelos docentes durante todos estes anos fica evidente nestes registros. É um momento de muita importância”, disse. 

A documentação permite conhecer o relevante papel que docentes e discentes da Universidade de Brasília (UnB) tiveram para construção não apenas de Brasília. “O trabalho que estamos desenvolvendo tem nos mostrado ainda mais a importância da nossa Universidade e da nossa categoria não apenas para Brasília, mas para o Brasil. Com o conteúdo que temos aqui podemos colaborar com nossa sociedade ainda mais”, disse Michelli Costa, diretora da ADUnB-S.Sind. 

Todo esse acervo digital da ADUnB-S.Sind estará disponível em um site que está em processo de finalização e será lançado no início de 2024.

Websérie

Em maio de 2023, a ADUnB-S.Sind lançou o primeiro episódio da Websérie “Memórias de Luta”, que também integra esse projeto e conta através dos relatos dos e das docentes a história do Sindicato e da UnB

“Este projeto de organização do nosso acervo, de produção da nossa websérie são uma maneira de homenagearmos aquelas e aqueles que estiveram na criação deste Sindicato e foram resistência, além de um legado para aqueles mais jovens e que estão chegando agora na Universidade.”, afirmou Eliene.

Novos episódios serão lançados nos próximos meses com entrevistas exclusivas sobre a história não apenas do Sindicato, mas também da UnB.

 

Publicado em 15 de dezembro de 2023

Galeria de imagens

Clique para ampliar
Compartilhe: