'O que fazer com o militar', livro defende reforma das Forças Armadas

‘O que fazer com o militar’ é a pergunta que Manuel Domingos lança no título do novo livro lançado na quarta-feira (6/12) no Centro Cultural da Associação dos Docentes da Universidade de Brasília - Seção Sindical do ANDES-SN (ADUnB-S.Sind). Na obra, o autor reflete sobre o modelo das Forças Armadas do Brasil e sugere mudanças importantes para a soberania nacional. Para o evento de lançamento, o Sindicato recebeu além do autor, José Genoíno, ex-deputado federal. 

A Universidade de Brasília (UnB) tem sua história marcada pelo autoritarismo da ditadura militar e pela resistência de docentes e discentes. “A ADUnB-S.Sind nasceu em um cenário de lutas, de mobilizações, pelos corredores e porões desta Universidade que se tornou símbolo de resistência para todo o país. E receber um diálogo como este proposto por Manuel, além de José Genoíno nesta mesa, é muito importante”, afirmou Eliene Novaes, presidenta do Sindicato e mediadora do debate. 

A obra de Manuel é destinada aos leitores não familiarizados com a temática militar. No debate, o autor destacou a necessidade de uma reforma militar fundada em uma nova concepção de Defesa Nacional. Segundo ele, os militares não conhecem as instituições a fundo como deveriam, sequer as próprias instituições a conhecem. “O Estado precisa definir o papel das corporações militares, hoje envolvidas em múltiplas tarefas em prejuízo a sua função principal que é a defesa de agressores estrangeiros. Sem uma reforma militar, seriam vãos novos investimentos em defesa. Até porque não dá pra sonhar democracia à revelia dos militares”, afirma.

José Genoíno, que participou com Manoel da construção do livro, reforçou a necessidade de uma reforma das forças armadas vinculada a política nacional de defesa nacional como política pública. “Este é um elemento central para a construção da democracia. A defesa nacional não é assunto apenas dos militares. Esse assunto é um bem público e precisa ser discutido por toda sociedade, o conhecimento precisa ser amplo. Por isso, a discussão sobre isso precisa ser feita e chegar a todos”, disse.

A transmissão do evento foi feita pelo canal do Youtube da ADUnB, para acessar, clique aqui.

Publicado em 07 de dezembro de 2023

Galeria de imagens

Clique para ampliar
Compartilhe: