Manuel Domingos Neto lança na sede da ADUnB-S.Sind o livro “O que fazer com o militar”

O livro “O que fazer com o militar - anotações para uma nova defesa nacional”, do historiador Manuel Domingos Neto, será lançado no dia 6 de dezembro, às 19h, na sede da Associação dos Docentes da Universidade de Brasília - Seção Sindical do ANDES-SN (ADUnB-S.Sind).
O autor, que se dedica há mais de 50 anos a estudos sobre a temática militar, participa de um debate sobre o livro com a presença de José Genoíno, ex-deputado federal, e com a mediação da presidenta da ADUnB-S.Sind, Eliene Novaes.
Doutor em História pela Universidade de Paris, Manuel Domingos Neto é um dos principais especialistas no assunto e no livro, destinado a leitores não familiarizados com a temática, defende bloquear os meios de intervenção das Forças Armadas na política e aponta a necessidade de uma reforma militar fundada em uma nova concepção de Defesa Nacional.
Para o autor, o Estado precisa definir o papel das corporações militares, hoje envolvidas em múltiplas tarefas em prejuízo do preparo para enfrentar agressores estrangeiros.
Publicado em setembro deste ano, o livro já foi lançado em Fortaleza (CE), São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ) e Porto Alegre (RS). A atividade é organizada pela ADUnB-S.Sind a partir de demandas da categoria, que acreditam que a discussão do tema trará contribuições para a democracia brasileira, além de provocar a Universidade a debruçar-se sobre o tema.
Quem é Manuel Domingo Neto?
Manuel Domingos Neto é estudioso dos militares no Brasil há mais de 50 anos. Aposentado, foi professor da Universidade Federal do Ceará, da Universidade Federal Fluminense e presidente da Associação Brasileira de Estudos de Defesa (ABED).
Doutor em História pela Universidade de Paris, destaca-se pela pesquisa pioneira sobre a Missão Militar Francesa na década de 1920, no Brasil, além de diversos estudos ao longo dos últimos anos. O historiador também é autor dos livros “O Militar E A Ciência No Brasil”, “Comentários A Um Delírio Militarista” e “Arte Para A Nação Brasileira”.
Publicado em 28 de novembro de 2023