ADUnB-S.Sind participa de Jornada de Lutas no dia 8 de novembro
A Associação dos Docentes da Universidade de Brasília - Seção Sindical (ADUnB-S.Sind) participou nesta quarta-feira (8/11) da jornada de lutas proposta pelo Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe). Durante a manhã, ocorreu um ato em frente ao Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI) reunindo dezenas de entidades sindicais pela inclusão das servidoras e dos servidores federais na Lei Orçamentária Anual (LOA) 2024 e contra a reforma administrativa. À tarde, o ato ocorreu no Anexo II da Câmara dos Deputados.
Durante o ato no MGI, a presidenta da ADUnB-S.Sind, Eliene Novaes, destacou que o Sindicato tem assumido o compromisso com a luta pela defesa dos serviços públicos. “Entendemos que é necessário intensificar o processo de mobilização, construindo estratégias para que avancemos no debate com o Congresso Nacional. Um Congresso que tem se mostrado interessado em retirar direitos das servidoras e servidores públicos. Por isso, precisamos nos manter fortes e unidos em nossas lutas”, afirmou.
A docente Patrícia Pinheiro, do Departamento de Serviço Social também participou do ato em defesa do serviço público de qualidade. “Precisamos, juntos, lutar para garantir que a população tenha, principalmente, acesso e permanência à educação pública. É um direito constitucional garantido. Precisamos lutar para que não haja precarização das políticas públicas de Estado, para que haja ampliação de direitos”, disse.
Além das atividades que aconteceram neste dia 8 de novembro, está programada uma nova atividade para o dia 16 de novembro quando acontece uma reunião da Mesa Central de Negociação Permanente entre Governo e entidades. A luta tem como objetivo intensificar a mobilização pela inclusão do funcionalismo federal na Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2024 pela reestruturação das carreiras, pela equiparação de benefícios entre servidores e servidoras dos diferentes Poderes, pela revogação de medidas dos dois últimos governos que prejudicam as categorias e o conjunto da classe trabalhadora, assim como pelo arquivamento da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 32/20, contrarreforma Administrativa.
Publicado em 09 de novembro de 2023