ADUnB-S.Sind adere à Paralisação Nacional

Em defesa dos serviços públicos e por recomposição salarial, a Associação dos Docentes da Universidade de Brasília - Seção Sindical (ADUnB-S.Sind) aderiu à paralisação nacional de 48 horas nestes dias 7 e 8 de novembro. Neste primeiro dia, foi realizado um diálogo junto à categoria que recebeu ainda a Deputada Federal Érika Kokay na sede do Sindicato. Em seguida, as e os docentes participaram online da Plenária do Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe). 

A paralisação nacional, aprovada na Assembleia Geral da ADUnB-S.Sind realizada no dia 30 de outubro, faz parte da campanha do Fonasefe pela recomposição salarial, pela reestruturação das carreiras, pela abertura das Mesas Setoriais junto ao Ministério da Educação (MEC), pela defesa da Educação Pública, pela defesa da Autonomia e pelo fim das intervenções, contra a Reforma Administrativa (PEC 32/2020), entre outras. 

Durante o diálogo realizado junto à categoria e à Deputada Federal Érika Kokay, foram propostos alguns encaminhamentos como a realização de audiências públicas na Câmara Federal sobre a inclusão das servidoras e servidores públicos no orçamento público, a articulação junto à Frente Parlamentar do Serviço Público Federal e ao Deputado Federal Danilo Forte, relator da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). 

De acordo com a Deputada, estes direcionamentos são importantes para que haja pressão dentro da Casa. “A sociedade civil já percebeu a relevância do serviço e do servidor público principalmente durante a pandemia. A valorização da educação, da saúde pública deve ser reconhecida também no orçamento”, reafirmou Erika Kokay com o compromisso de colaborar com articulação da categoria da Câmara. 

Durante a Plenária Nacional do Fonasefe, a presidenta da ADUnB-S.Sind, Eliene Novaes, destacou os encaminhamentos fechados neste diálogo. “Estamos reunidos em paralisação com o objetivo de apresentar unidade às demandas nacionais das servidoras e servidores públicos federais”, acrescentou Eliene.

 

Publicado em 08 de novembro de 2023

Compartilhe: