Live: impacto do arcabouço fiscal nas políticas públicas e na valorização dos serviços e servidores públicos

O impacto do arcabouço fiscal nas políticas públicas e na valorização dos serviços e servidores públicos foi tema de uma live realizada pelo Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe) nesta segunda-feira (02/10).
A economista e professora da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), Sofia Manzano, foi a convidada da atividade que aconteceu durante a Semana de Mobilização pela inclusão das servidoras e servidores federais na LOA 2024, arquivamento da PEC 32 e em defesa dos Serviços Públicos.
De acordo com a professora, o processo de desmonte do Estado brasileiro já vem acontecendo por diversos governos ao longo dos últimos anos por meio de reformas administrativas. Segundo Sofia, para que o serviço público e os servidores e servidoras, além de toda sociedade, não sofram mais os impactos deste desmonte, é preciso modificar as estruturas de poder do Estado, dominada por frações da burguesia que ocupam cargos na institucionalidade.
Ao longo destes anos, conforme afirmou Manzano, estes processos foram sendo naturalizados, mas devem ser enfrentados com mobilizações, afinal, “a proposta do arcabouço fiscal é apenas a mais recente medida tomada em âmbito federal para o desmanche de nossos serviços públicos, implicando na vida dos nossos servidores e servidoras”, disse.
Para assistir o evento na íntegra, clique aqui.
Publicado em 03 de outubro de 2023