Seminário Nacional discute situação de Hospitais Universitários no país, assista

Com o apoio da Associação dos Docentes da Universidade de Brasília - Seção Sindical do ANDES-SN (ADUnB-S.Sind), acontece desde segunda-feira (02/10) o Seminário Nacional em Defesa dos Hospitais Universitários e da Vida. A atividade é realizada no Centro Cultural do sindicato e termina nesta terça-feira (03/10).

Organizado pela Frente Única em Defesa dos Hospitais Universitários e Sindicato dos Trabalhadores da Fundação Universidade de Brasília (Sintfub), o Seminário teve como objetivo debater a atuação da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (EBSERH), os desafios enfrentados pelos Hospitais Universitários e a defesa intransigente da vida, da autonomia universitária e da qualidade de serviços prestados à sociedade.

Na manhã de segunda-feira (02/10), a plenária debateu temas como defesa dos hospitais universitários e “a arbitrariedade na cessão de servidores para EBSERH”. Participaram da atividade o professor de Medicina da Universidade Federal Fluminense, Wladimir Tadeu Baptista Soares, a 3ª vice-presidente do ANDES-SN, Maria Lúcia Lopes, o deputado distrital Gabriel Magno, a reitora da UnB, Márcia Abrahão Moura, a coordenadora de Saúde e Seguridade do Sintfub, Abadia Calacia, entre outras representantes de sindicatos.

Assista o debate da manhã (02/10):

No período da tarde, foram realizados debates sobre “Em defesa dos Hospitais Universitários, do SUS, do Regime Jurídico Único e Contra a EBERH” e “Os efeitos da Gestão da EBSERH sobre os trabalhadores e estudantes”.

Assista o debate da tarde (02/10):

 

Nesta terça (03/10), o Seminário debate os seguintes temas: “Educação como mercadoria: a conta que não bate” e “Impacto dos Gastos com Saúde”.

 

Além disso, será realizada, uma roda de conversa com o tema “Relatos de Profissionais e Pacientes sobre a EBSERH construindo propostas”.

Os debates estão disponíveis no canal da UnBTV no Youtube.

.

 

Publicado em 03 de outubro de 2023

Compartilhe: