ADUnB-Sind.S participa de reunião com MEC, SINTFUB e representantes dos estudantes em Dia de Paralisação na UnB

Foto: Raíssa Santos/UnBTV
Foto: Raíssa Santos/UnBTV

Estudantes, técnicos-administrativos e docentes da Universidade de Brasília (UnB) realizaram nesta terça-feira (30/5), um ato político  em frente ao Ministério da Educação (MEC) em dia de paralisação das atividades na UnB. Entre os objetivos da paralisação estavam a necessidade de revogação da portaria do Conselho Nacional de Educação que propõe a ampliação para  40% de ensino à distância (EAD) nos cursos presenciais na UnB,pela revogação imediata do Novo Ensino Médio, ampliação da política da assistência estudantil e da bolsa permanência, além da luta contra a suspensão do pagamento de aproximadamente 26% que atinge a remuneração dos servidores técnicos-administrativos da UnB.

Durante o ato em frente ao MEC, uma comissão formada por representantes da categoria docente, técnicos-administrativos e estudantes se reuniu com a secretária de Educação Superior (SESU), Denise Pires De Carvalho, com o chefe de gabinete do ministro Camilo Santana, Angelo Vinícius Alves do Nascimento Azevedo Roda e de outros assessores da pasta.

Ao longo da reunião foram apresentados pelos manifestantes os principais pontos da pauta de reivindicação. Sobre o pedido de mediação do MEC para revogação imediata da resolução do Conselho Nacional de Educação (CNE) que estabelece a ampliação da carga horária para 40% de EAD nos cursos presenciais, a Secretária, assim como os técnicos, discentes e docentes, manifestou-se contrária à resolução e assumiu o compromisso de estabelecer o diálogo não apenas com o CNE, mas também junto ao ministro Camilo Santana.

Acerca da pauta de revogação do Novo Ensino Médio, a secretária informou que na última segunda (29/5), o MEC já tratou sobre o assunto durante a reunião do Fórum Nacional de Educação (FNE). O entendimento do Ministério, segundo Denise, é a necessidade de reestruturação deste texto.

A ampliação das bolsas de assistência estudantil e da bolsa permanência foram mais uma importante questão abordada durante a reunião, não apenas pela necessidade da ampliação no valor dessas bolsas, mas também pela urgência no aumento de vagas. Outra proposta apresentada pelo grupo que participou da reunião seria a extensão das bolsas de permanência aos camponeses, estudantes dos cursos licenciatura em educação do campo e para estudantes cotistas. “Este debate será tratado pela nossa assessoria, mas já podemos adiantar que há previsão no aumento das vagas”, afirmou a secretária. 

A ADUnB-S.Sind já havia se manifestado acerca da decisão referente ao processo dos servidores técnico-administrativos e este também foi um dos temas tratados durante a reunião. “É preciso que a Sesu reforce dentro dos diversos níveis de discussão do Ministério a importância de melhores condições salariais e de trabalho para os servidores públicos nas universidades”, afirma a presidenta da ADUnB-S.Sind, Eliene Novaes. Sobre este ponto, a Secretária retratou que está pautando a ampliação dos concursos públicos, mas também entende que há a necessidade de melhorar os  planos de carreira dos técnicos que trabalham nas universidades que têm condições de trabalho precarizadas.

Como encaminhamento da reunião, a ADUnB-S.Sind, o SINTFUB e os representantes dos estudantes do DCE e UBES se comprometeram a protocolar nesta quarta (31/5) um documento com todas as reivindicações para que haja o direcionamento adequado de cada item dentro do MEC. A ADUnB-S.Sind seguirá acompanhando todas as questões apresentadas e quais serão as definições junto ao Ministério.

.

 

Publicado em 31 de maio de 2023

Compartilhe: