Aula pública e confraternização marcam comemoração dos 45 anos da ADUnB-S.Sind

A noite desta quarta-feira (24/5) foi memorável para a história da Associação dos Docentes da Universidade de Brasília - Seção Sindical do ANDES-SN (ADUnB-S.Sind). Na comemoração realizada no Centro Cultural da ADUnB-S.Sind. docentes se reuniram em uma aula pública para relembrar não apenas a história do Sindicato, mas também discutir os desafios para a educação pública, a defesa da universidade e a luta sindical. 

Os diretores da ADUnB-S.Sind, Michelli Costa e Nelson Inocêncio relembraram um pouco da trajetória do Sindicato e destacaram a importância de momentos como esse. “Contar a história da ADUnB não é apenas olhar para o passado, é mais, é ter o respaldo dessa história para ampliar as nossas lutas por democracia, em defesa da Educação Pública e dos direitos da nossa categoria docente”, disse Nelson.

“Em comemoração a estes 45 anos de luta e de resistência, lembramos nossa história com os pés fincados no presente olhamos adiante, na certeza da potência que nossa categoria representa para o presente e futuro desta Universidade, deste país”, afirmou Michelli. 

Na mesa da Aula Pública com tema “Os desafios para a educação pública, a defesa da universidade e a luta sindical”, debateram a questão a presidenta da ADUnB-S.Sind, Eliene Novaes, o professor aposentado da Universidade de Brasília, Murilo Ramos, o presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes) e reitor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Ricardo Marcelo Fonseca, com mediação da diretora da ADUnB-S.Sind, Jodette Amorim. 

Para iniciar os trabalhos, o professor Murilo Ramos, autor do livro “Sonho e realidade - O movimento docente na Universidade de Brasília. 1977-1985”, recapitulou sua participação nas primeiras gestões do Sindicato, o que deu a ele não apenas respaldo, mas impulso para edição deste livro.

A obra é uma importante fonte de informação e inspiração para as pessoas que desejam conhecer mais sobre a história da Universidade de Brasília. O livro, originalmente publicado em 1994 e editado em 2021, foi escrito de maneira coletiva com o objetivo de traduzir da maneira mais fiel possível a história do Sindicato, marcada por lutas e muita resistência. “Nossa história, na verdade, começa em 1976 quando ainda estávamos entendendo e de certa maneira testando os limites de um governo de transição que se apresentava. Lideranças docentes e estudantis começaram a surgir. Mas isso não impediu que vivêssemos períodos de arbitrariedades da ditadura, de violências físicas. E foi nesse contexto, para combater tudo isso lá em 1978, que a ADUnB surgiu”, relembrou o professor Murilo. “Não vou dar spoiler para quem ainda não leu o livro”, brincou. Murilo destacou o papel fundamental da ADUnB-SSind para a afirmação progressiva da democracia e para defesa da universidade pública. 

Defesa da Educação Pública

O presidente da Andifes, Ricardo Marcelo Fonseca, reafirmou a fala de Murilo destacando que as associações e sindicatos têm mesmo este compromisso de defender a educação pública superior.

Ao expor os desafios enfrentados após alguns anos muito difíceis, Ricardo destacou a tarefa de reconstrução das universidades. “Para isso, precisamos ter um olhar de maturidade para entender quais realmente são estes desafios que se apresentam à nossa frente”, apontou o reitor que se dispôs a apresentar algumas questões a serem observadas.

Segundo ele, é preciso considerar o financiamento e a autonomia da Universidade, a regulação do ensino superior, a necessidade de valorização da categoria docente, além da exigência da recuperação simbólica do papel das Universidades do nosso país. 

“Sobre o financiamento das nossas Universidades, temos que ter o discernimento de perceber que mesmo com cortes absurdos de orçamento, continuamos nos mantendo de pé e entregando o que há de melhor na ciência, com altas avaliações de nossos cursos. Mas vamos ainda precisar de fôlego para nos recuperarmos. A luta é contínua”, disse o presidente da Andifes. Ricardo abordou ainda a questão do aumento nas matrículas em cursos à distância, que, atualmente, tem cerca de 2 milhões de matrículas a mais do que o ensino presencial de acordo com os dados de 2021. “Nós precisamos trazer de volta à sociedade o sentimento do grande templo de conhecimento que é a universidade pública do nosso país. Nós precisamos pensar que daqui uns anos, nossos filhos poderão ser educados por professores que nunca sequer puseram os pés em um campus universitário”, afirmou.

Luta sindical

“A utopia está lá no horizonte. Me aproximo dois passos, ela se afasta dois passos. Caminho dez passos e o horizonte corre dez passos. Por mais que eu caminhe, jamais alcançarei. Para que serve a utopia? Serve para isso: para que eu não deixe de caminhar.” E foi com este texto de Eduardo Galeano que a presidenta da ADUnB-S.Sind, Eliene Novaes, iniciou sua fala para relembrar a caminhada desses 45 anos de luta e resistência do Sindicato.

Eliene evidenciou os desafios sindicais sempre colocados à frente das gestões de acordo com o momento conjuntural vivido no país. “Para seguir com este caminho é preciso entender o papel do sindicato em uma universidade pública e para isso, precisamos estar sempre defendendo a democracia e trabalhando de maneira coletiva. Estamos lidando hoje, por exemplo, com a possibilidade de manutenção desta proposta de um novo ensino médio e um conjunto de medidas infralegais e atos de ofício que precisamos que sejam revogadas para avançarmos na reconstrução da democracia no Brasil”, destacou.

Para finalizar, a presidenta da ADUnB-S.Sind desejou mais 45 anos de história com resistência aos desafios que possam vir a surgir.

A Aula Pública contou com a presença de diretores da atual gestão da ADUnB-S.Sind., ex-diretores e presidentes do sindicato. Representantes do ANDES-SN, Decanato da UnB, mandatos parlamentares, Sindicato dos Trabalhadores da Fundação Universidade de Brasília (Sintfub) também participaram da atividade, que iniciou com a apresentação cultural do Grupo Realejo, formado por membros da Brasília Popular Orquestra (Brapo).

Para assistir a Aula Pública na íntegra, clique aqui

Coquetel

Ao final da Aula Pública, foi oferecido um coquetel, além da entrega dos brindes para filiadas e filiados ao sindicato.

Aqueles que não conseguiram participar das atividades em comemoração ao aniversário do Sindicato, poderão fazer a retirada dos brindes na Secretaria da ADUnB-S.Sind a partir desta quinta-feira (25/5), em horário comercial.

 

Publicado em 25 de maio de 2023

Compartilhe: