Diálogos ADUnB conta com a participação do ministro Silvio Almeida para a abertura do semestre letivo

O Diálogos ADUnB que foi ao ar nesta segunda-feira (27/3) foi uma transmissão especial da aula magna aos calouros da UnB para o 1º Inspira UnB de 2023, que contou com a presença do ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), Silvio Almeida. Em momento oportuno para nosso país, o principal tema abordado foi “Direitos humanos, Estado e crise”.

Diretamente do auditório da Associação dos Docentes da Universidade de Brasília - Seção Sindical do ANDES-SN (ADUnB-S.Sind.), dezenas de pessoas acompanharam a palestra do ministro.

“Este momento é especial para vocês e para mim também. Estar aqui, na Universidade de Brasília, com essa história que a UnB tem, na condição de ministro de Estado do meu país, depois de tanta coisa que aconteceu, para mim é motivo de muita honra e muito orgulho por tudo o que a Unb representa. Este dia tão incrível já marca a minha vida”, celebrou.

Ainda que “calouro na Universidade de Brasília”, como salientou o Ministro, a relação de Silvio Almeida com o ambiente universitário é extensa. Além de advogado e professor de cursos de graduação e pós-graduação em Direito, é filósofo. Seu interesse por essa área foi abordado durante a palestra, principalmente quando se fala sobre a ideia da liberdade, muitas vezes usada, segundo ele, para promover políticas de ataques a direitos humanos. 

"O mundo que eu quero viver é um mundo que não seja mais necessário afirmar a defesa dos direitos humanos. É que, enquanto foi necessário reafirmar os direitos humanos, é porque não se construiu a ideia de humanidade", sintetizou. O ministro relembrou ainda a mudança sobre a questão da humanidade e consciência jurídica, destacando, inclusive, os atos da ditadura militar. “Somos colocados diante de conflitos para que aprendamos com eles e assim, possamos agir contra a violência que se coloca diante de nós”, afirmou. 

Ao falar sobre os direitos humanos, Silvio Almeida apontou a importância de oferecer a sociedade vida e trabalho dignos e o combate trabalhos análogos à escravidão. "Constituímos grupos de trabalho sobre o tema e vamos reformular o Plano Nacional de Erradicação do Trabalho Escravo", concluiu o ministro.

 

 

Publicado em 28 de março de 2023

Galeria de imagens

Clique para ampliar
Compartilhe: