Revoga Novo Ensino Médio é o tema do Diálogos ADUnB desta segunda-feira (20)

A luta pela revogação do Novo Ensino Médio é o tema do programa Diálogos ADUnB que vai ao ar nesta segunda-feira (20), às 18h30, na TV Comunitária de Brasília.

A professora da Rede Estadual de Ensino de São Paulo, Maria Dolores Zundt, e a diretora de Mulheres da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), Beatriz Nobre, são as convidadas do programa Diálogos ADUnB, que será apresentado pela presidenta da ADUnB-S.Sind, Eliene Novaes.

No dia 15 de março, centenas de estudantes e professores do Distrito Federal participaram do "Dia Nacional de Mobilização pela Revogação do Novo Ensino Médio", construído pelas entidades do movimento estudantil e sindical da Educação. 

Para a Associação dos Docentes da Universidade de Brasília - Seção Sindical do ANDES-SN (ADUnB-S.Sind) é necessário que o Governo consulte educadores, estudantes e especialistas e que revogue imediatamente a Lei que instituiu o Novo Ensino Médio em 2017. 

“Essa é uma pauta muito importante, inclusive, para a universidade pública já que o futuro do Ensino Superior depende de uma qualidade de formação no Ensino Médio. Essa reforma tenta retirar o futuro da juventude brasileira, nós, como professoras e professores da UnB, entendemos que o lugar da juventude é na universidade, é pesquisando, produzindo conhecimento, nos espaços políticos e de poder e essa reforma não garante isso. Nossa luta é pela revogação já. Precisamos levantar esse país. Não queremos uma política privatista na educação básica e no ensino superior”, destacou a presidenta da ADUnB-S.Sind, Eliene Novaes, que também participou da mobilização.

Entenda

A reforma do Ensino Médio tem sido duramente criticada pelas organizações sindicais. A medida aumenta as desigualdades sociais em um cenário educacional pós pandêmico e fortalece apenas as fundações privadas, que influenciam no processo de ensino e aprendizagem em todo país, em uma perspectiva de formação para o empreendedorismo voltado para o mercado. 

Proposta pela Lei 13.415 de 2017, a reforma foi implementada em 2022 pelo governo Bolsonaro. E após pressão social, o Ministério da Educação (MEC) propôs, por meio da Portaria 399, de 8 de março de 2023, uma consulta pública para “coleta de subsídios para a tomada de decisão do Ministério da Educação acerca dos atos normativos que regulamentam o Novo Ensino Médio”.

A consulta pública será coordenada pelo próprio Ministério e aponta que contará com a participação da sociedade civil, da comunidade escolar, dos profissionais do magistério, das equipes técnicas dos sistemas de ensino, dos estudantes, dos pesquisadores e dos especialistas em educação.

Publicado em 20 de março de 2023.

Publicado em 20 de março de 2023

Compartilhe: