Assembleia aprova índice mínimo de 9% de reajuste, mas mantêm mobilização pelos 27%

O reajuste salarial de 9% proposto pelo Governo Federal durante a Mesa Nacional Permanente de Negociação foi um dos temas da Assembleia Geral Extraordinária da Associação dos Docentes da Universidade de Brasília - Seção Sindical do ANDES-SN (ADUnB-S.Sind) realizada nesta segunda-feira (13/3). A Assembleia reuniu docentes de diversos departamentos e unidades e aposentados/as. No debate, além do reajuste salarial, a categoria discutiu a Agenda de luta das IFES e a proposta de Nota da ADUnB-S.Sind sobre valorização docente. 

À respeito da proposta de reajuste feita pelo Governo na reunião da última sexta-feira (10/3), a Assembleia deliberou a aprovação de no mínimo 9% , mas apontando a necessidade da continuidade de mobilização pela defesa dos 27% para toda a categoria de servidores e servidoras públicas. Além desta deliberação, aprovou-se também  a necessidade do Governo reconhecer as perdas salariais dos últimos 4 (quatro) anos, com proposta concretas para assegurar a reposição não contempladas no acordo emergencial. Ratificou-se ainda a importância de assegurar a paridade dos direitos de docentes aposentados/as e ativos, bem como a busca da isonomia  entre as carreiras no que se refere ao valores pagos para auxílio-alimentação, auxílios saúde e creche. Os docentes e as docentes deliberaram pela manutenção da luta pelo Revogaço e de todas as normas e portarias antissindicais que atacam diretamente os servidores/as públicas, inclusive a Nota Técnica do MPOG sobre a carreira e progressão docente.

A Assembleia reafirmou a urgência da instalação das mesas setoriais para debater a reposição salarial para os próximos anos. “Nossa luta é pela garantia da reposição emergencial no valor mais próximo das nossas perdas que são de 27%, mas defendemos também que seja assegurada  a isonomia dos valores do auxílio alimentação, saúde, creche, pois há grandes distorções  entre as categorias de servidores/as. Nós recebemos um dos valores mais baixos.  Reivindicamos  propostas concretas de recomposição das perdas", destacou a presidenta da ADUnB-S.Sind, Eliene Novaes.

A categoria aprovou ainda a Agenda de Lutas das Instituições Federais do Ensino Superior (IFES) e a nota sobre a valorização dos docentes, a equiparação salarial com outras categorias do serviço público, visando fortalecer o papel da universidade pública na sociedade. Aprovou-se também uma agenda interna sobre as questões que envolvem a progressão docente dentro da UnB. Tanto a agenda de lutas quanto a Nota à categoria serão publicadas em breve. Por isso, é importante estar atento ao site e às redes sociais da ADUnB-S.Sind. 

Publicado em 13 de março de 2023.
 
 

Publicado em 13 de março de 2023

Compartilhe: