Governo apresenta índice de 8,4% para recomposição salarial dos docentes

O Governo Federal reuniu-se na tarde desta sexta-feira (10/3) com os servidores públicos federais. Na mesa de negociação, o secretário de Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho, Sérgio Mendonça, apresentou um índice de apenas 8,4% para a recomposição salarial dos servidores, com possibilidade de chegar a 9% a ser efetivado a partir de 1º de maio. O valor é abaixo dos 26,94% reivindicados - e que cobrem a inflação do período Bolsonaro. Além desses 8,4%, a proposta do Governo manteve o reajuste de R$ 200 no auxílio-alimentação.

A Associação dos Docentes da Universidade de Brasília - Seção Sindical do ANDES-SN (ADUnB-S.Sind) sabe que a proposta apresentada está aquém das necessidades reais dos docentes . “Vamos debater com a nossa categoria na Assembleia para avaliar a situação, mas é preciso manter o movimento organizado dos docentes para que possamos continuar lutando por melhores condições de trabalho e por melhores condições salariais também”,afirma Eliene Novaes, presidenta da ADUnB-S.Sind.

Em live realizada pelo Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe) foi apresentada a maneira como a mesa de negociação tem sido realizada junto ao Governo e relembrou que este percentual já havia sido apresentado anteriormente logo no início das discussões. Ainda assim, é importante que as entidades estejam reunidas em assembleias para decidir sobre as posições a serem tomadas. A perspectiva apresentada pelo Fórum é de que novas negociações serão feitas no próximo ano e todos precisarão continuarão estar mobilizados. 

Publicado em 10 de março de 2023

Publicado em 10 de março de 2023

Compartilhe: