Reajuste Já: ADUnB-S.Sind participa de reunião da Mesa de Negociação em Brasília

Foto: Nívea Magno/Ascom ADUnB
Foto: Nívea Magno/Ascom ADUnB

A Associação dos Docentes da Universidade de Brasília - Seção Sindical do ANDES-SN (ADUnB-S.Sind) participou na tarde desta terça-feira (28) da segunda reunião da Mesa Nacional de Negociação Permanente (MNNP) para tratar sobre o reajuste salarial para servidores públicos federais do Executivo.

Realizada em Brasília, a reunião aconteceu no auditório Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e reuniu cerca de 50 entidades sindicais de diversas categorias do Serviço Público Federal, entre estas, ANDES-SN, Fonasefe e Fonacate.

Representado pelo secretário de Gestão de Pessoas e Relações de Trabalho, do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), Sérgio Mendonça, o Governo Federal recebeu o retorno das entidades sindicais que em consulta às suas bases, rejeitaram, majoritariamente, a proposta inicial de 7,8% de reajuste salarial. Na Mesa não houve, por parte do governo, uma contraproposta, mas um compromisso de apresentar, em discussão com os vários ministérios envolvidos, uma nova proposta para ser apreciada pelos servidoras e servidores públicos.

As entidades reforçaram também a solicitação de melhoria nos auxílios alimentação, saúde e creche. Ratificaram ainda que não concordam com a inclusão do reajuste dos auxílios dentre os recursos destinados na LOA para a reposição salarial, indicando que esses reajustes devem acontecer sim, por outras fontes de recursos. 

Durante a mesa as entidades cobraram posição do governo em relação ao Revogaço e uma estratégia permanente de negociação setorial com as diversas categorias, inclusive para correções de patamares de valores diferentes para servidores públicos. A exemplo da equiparação dos valores dos auxílios com outras categorias de servidores, enquanto docentes recebem R$ 458 reais de auxílio alimentação, outras categorias do executivo recebem aproximadamente R$ 1.200 reais. As defasagens são ainda maiores tendo em vista o congelamento destes valores desde 2016.

Mendonça se comprometeu a apresentar uma nova proposta para análise até esta sexta-feira (3). A próxima reunião da Mesa de Negociação acontece na terça-feira (7) para que as entidades possam ter tempo de realizar assembleias e debater com os servidores. 

Assembleia ADUnB

Em Assembleia realizada na segunda-feira (27), docentes filiadas e filiados à ADUnB-S.Sind rejeitaram a proposta de reajuste de 7,8% .O entendimento da categoria docente da UnB é de que as entidades sindicais dos servidores e servidoras públicas devem continuar lutando em defesa dos 27% de reajuste salarial linear e emergencial para toda a categoria de servidores, inclusive assegurada a paridade para ativos e pessoas aposentadas.

Todas as deliberações aprovadas na Assembleia foram enviadas ao ANDES - Sindicato Nacional por meio de ofício e serão apresentadas pela ADUnB-S.Sind. na reunião dos setores das IFES que acontece nos dias 04 e 05 de março, em Brasília.

Publicada em 1º de março de 2023.

 

Publicado em 01 de março de 2023

Compartilhe: