Queremos mais: entidades fazem manifesto por reajuste salarial em 2023, confira

As organizações sindicais, Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe) e Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas do Estado (Fonacate), divulgaram manifesto em defesa do reajuste salarial para servidores públicos federais do Executivo.

No documento intitulado de “Queremos mais”, as organizações apontam que “o governo pode e deve apresentar uma proposta melhor para os servidores e servidoras do executivo federal, pois, nós que resistimos, lutamos e esperamos tanto, agora estamos esperançosos de ver nossas vidas melhorarem”.

Leia o documento aqui.

Na sexta-feira, 24 de fevereiro, as organizações enviaram ofício ao Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos para manifestar a insatisfação da categoria com a proposta apresentada pelo governo. 

De acordo com o documento, a proposta apresentada é inferior ao que realmente poderia oferecer, tendo em vista que “é possível ampliar o valor destinado no Orçamento 2023 ao referido reajuste (por diversas formas)”, aponta o ofício.

Além disso, as organizações sindicais também apontam que o auxílio-alimentação pode ser reajustado por outras rubricas orçamentárias fora da mesma que contempla o reajuste salarial. “Isso não é aceitável, pois coloca em confronto direto os espaços possíveis de solução para este pleito e para a demanda citada”. As organizações também apontam a necessidade de reajuste em outros benefícios como auxílio-creche, auxílio-saúde, diárias, entre outros.

Fonasefe e Fonacate, também criticam a ausência de resposta do Governo para normativos antissindicais ou prejudiciais aos servidores públicos e citam o pedido de revogação de 11 instruções normativas, portarias e decretos, além de pedir a retirada da Proposta de Emenda Constitucional nº 32, que pauta a reforma administrativa.

No ofício, as organizações também solicitam que seja apresentado pelo Ministério um calendário para funcionamento das mesas setoriais com o objetivo de discutir a Campanha Salarial de 2024. “Solicitamos que o início dessas mesas ocorra no início de março próximo, com periodicidade semanal, ampliando assim o prazo para discussões”, destaca o documento.

Leia o documento aqui.

.

 

Publicado em 28 de fevereiro de 2023

Compartilhe: