Ferramenta calcula perdas salariais de Docentes

Lançada nesta segunda-feira (6), Calculadora das Perdas Salariais, fruto de uma parceria entre o Sindicato Nacional e o Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), está disponível para docentes e é instrumento que auxilia nas discussões sobre a recomposição salarial.

Para ter acesso ao cálculo, os docentes devem indicar o tipo da categoria se EBTT ou Magistério Superior e em seguida informar a situação, se ativo ou aposentado, e o regime de trabalho. No segundo quadro, é possível escolher a titulação, o cargo e nível. A última escolha está relacionada ao período que deseja calcular.

A ferramenta apresentará uma mostra da perda salarial referente às informações apontadas pela pessoa interessada, com informações sobre a perda financeira sem correção e com correção pelo IPCA. A calculadora mostra também o percentual da perda do poder de compra da categoria, conforme o período apontado, e também a perda desde o último reajuste da categoria em agosto de 2019.

A calculadora de perdas salariais está disponível aqui.

Perdas salariais

A calculadora permite que seja demonstrado que a remuneração da categoria docente sofreu expressiva deterioração nos últimos anos. As perdas salariais ocorreram “tanto em função das perdas impostas pela inflação, quanto em razão da execução de políticas de austeridade adotadas nos anos recentes, que têm impactado diretamente os servidores públicos federais”, aponta trecho da Nota Técnica “Análise das condições salariais da carreira do Magistério Superior Federal”, elaborada pela ADUnB-S.Sind e Dieese, em 2022.

Refiliação ao Dieese

A parceria entre o ANDES-SN e o Dieese é um dos resultados da refiliação do Sindicato Nacional à instituição. A deliberação para a refiliação ao Dieese foi aprovada no 40° Congresso do sindicato, realizado em abril de 2022 em Porto Alegre (RS). A filiação foi retomada em junho do mesmo ano.

O Dieese é uma entidade criada e mantida pelo movimento sindical brasileiro. Foi fundado em 1955, com o objetivo de desenvolver pesquisas que subsidiem as demandas da classe trabalhadora. Sindicatos, federações, confederações e centrais sindicais são filiados ao Dieese e fazem parte da direção da entidade.

Com informações da Comunicação do ANDES-SN.

 

.

Publicado em 08 de fevereiro de 2023

Compartilhe: