Novo Conselho de Representantes da ADUnB é empossado

Foto: Nívea Magno/Ascom ADUnB
Foto: Nívea Magno/Ascom ADUnB

“Participar do Conselho de Representantes é fortalecer a luta política”. A afirmação é da professora Caroline Bahniuk, da Faculdade de Educação,Departamento de Teoria e Fundamento (TEF), que tomou posse na tarde desta sexta-feira (20), como conselheira titular de representação da Associação dos Docentes da Universidade de Brasília-Seção Sindical do ANDES-SN.

Para a docente, a participação sindical é válida não apenas pela luta dos direitos da carreira, mas principalmente pela defesa da Universidade Pública. “O CR é esse elo do sindicato com a base para que aumente essa articulação com as unidades e principalmente aumentar a participação dos docentes na vida cotidiana do sindicato”, reforçou.

A posse de 72 conselheiras e conselheiros, entre titulares e suplentes para o biênio 2023-2025 foi realizada no final da tarde desta sexta-feira (20) no auditório da ADUnB.

Conselheiro em primeiro mandato, Felipe Canova, da Faculdade de Planaltina, falou sobre a importância de participar do Conselho de Representantes. “Vejo o CR como um espaço importante de mediação entre o professorado e o sindicato, temos muita condição de contribuir para a criar uma dinâmica de participação docente mais ativa que fortaleça ainda mais os anseios da categoria e a própria luta coletiva”.

O  diretor da ADUnB-S.Sind., Reginaldo Ghiraldelli, recuperou todo  processo eleitoral e a importância da mobilização da categoria. As atividades de mobilização para as Eleições do CR iniciaram em novembro de 2022, no percurso, a ADUnB--S.Sind. realizou chamadas e mobilizações nas unidades e departamentos. A votação aconteceu nos dias 16 e 17 de janeiro, com a eleição de 36 chapas representantes de 21 unidades e departamentos da Universidade de Brasília.

“A diretoria não é um lugar isolado, a ADUnB é nossa. E temos que criar o hábito de frequentar e de ocupar esse espaço”, destacou a diretora da ADUnB, Ariuska Amorim.

Para a presidenta da ADUnB-S.Sind., Eliene Novaes, a categoria tem o desafio de reocupar o espaço físico do sindicato e junto à diretoria ampliar a participação e definir a estratégia política de atuação sindical”.

A cerimônia de posse também contou com a apresentação de música instrumental do Duo Palco-céu: Viola da Gamba (Thiago Ribêiro) e Viola Caipira (R.C.Ballerini). Os músicos apresentaram um repertório instrumental autoral com referências à música renascentista e barroca.

A posse foi finalizada com um coquetel de boas vindas ao novo Conselho de Representantes, que aconteceu no foyer da ADUnB.

.

 

Publicado em 23 de janeiro de 2023

Compartilhe: