Música “O povo unido jamais será vencido” é gravada no auditório da ADUnB

Nivea Magno/Ascom ADUnB
Nivea Magno/Ascom ADUnB

Dezenas de pessoas participaram na noite desta segunda-feira, 17, da cantata participativa no auditório do Centro Cultural da ADUnB-S.Sind. A música “Canção da Liberdade - O povo unido jamais será vencido” foi entoada por muitas vozes e com uma orquestra regida pelo reconhecido maestro Joaquim França.

“O povo unido jamais será vencido” é uma das frases mais famosas quando se trata de luta popular. O evento, aberto ao público, contou com a participação de membros da Diretoria da ADUnB, José Mauro, Nelson Inocêncio e Jodette Amorim, e toda comunidade acadêmica.

A atividade foi uma parceria da ADUnB-S.Sind com o maestro Joaquim França e membros da Orquestra Sinfônica de Brasília, que participaram gratuitamente da gravação da música, que será disponibilizada em breve nas redes sociais.

"Quisemos repetir a gravação de 2018 e passar essa mensagem poética em defesa da universidade pública, gratuita e autônoma. E fizemos isso de uma forma muito bonita e emocionante, foi uma verdadeira catarse”, destaca o diretor da ADUnB, José Mauro.

“Bella Ciao”

Em 2018, no auge das manifestações do “Ele Não” foi gravado no mesmo formato o clipe da música “Bella Ciao”, também no auditório da ADUnB-S.Sind.

Resistência

A canção “O povo unido jamais será vencido” foi originalmente escrita no Chile, na década de 1970, e se transformou em um hino em apoio à campanha de Salvador Allende. Após o golpe que resultou na Ditadura de Pinochet, a frase continuou sendo usada como símbolo de união e resistência, traduzida para diversas línguas.

.

Publicado em 18 de outubro de 2022

Compartilhe: