Cantata participativa com a música "O povo unido jamais será vencido" acontece nesta segunda (17), às 19 horas

“O povo unido jamais será vencido”. Essa é uma das frases mais famosas quando se trata de luta popular. A “Canção da Liberdade - o povo unido jamais será vencido” será o tema da Cantata participativa que acontece nesta segunda-feira 917), às 19 horas, no auditório do Centro Cultural da ADUnB-S.Sind., localizado no campus Darcy Ribeiro.
A Cantata terá a regência do maestro Joaquim França e participação de membros da Orquestra Sinfônica de Brasília. O evento é aberto ao público e todas as pessoas interessadas podem participar da atividade que resultará na gravação de um clipe da música.
O objetivo é que o clipe seja divulgado nas redes, no mesmo formato que aconteceu em 2018 também no Centro Cultural da ADUnB. Naquele ano, a música gravada foi “Bella Ciao” e o auditório ficou lotado.
Resistência
A canção “O povo unido jamais será vencido” foi originalmente escrita no Chile, na década de 1970, e se transformou em um hino em apoio à campanha de Salvador Allende. Após o golpe que resultou na Ditadura de Pinochet, a frase continuou sendo usada como símbolo de união e resistência, traduzida para diversas línguas.
Confira a letra
Letra: Grupo Quilapayún
Avançam já, bandeiras a lançar
E tu virás marchando junto a mim
E assim verás teu canto e tua bandeira
Florescer à luz de um novo amanhecer
Anunciar a vida que virá
De pé, lutar, o povo a triunfar
Será melhor a vida que virá
A conquistar nossa felicidade
E num clamor
Mil vozes de combate ecoarão
Dirão: canção de liberdade
Com decisão a pátria vencerá.
E agora o povo se lança na luta
Com voz de gigante gritando: ADIANTE!
O POVO UNIDO JAMAIS SERÁ VENCIDO!
O POVO UNIDO JAMAIS SERÁ VENCIDO!
Publicado em 13 de outubro de 2022