Consuni aprova título de Doutor Honoris Causa para o professor Antonio Ibañez Ruiz

Por aclamação, o Conselho Universitário (Consuni) da Universidade de Brasília (UnB) aprovou a concessão do título de Doutor Honoris Causa ao professor Antonio Ibañez Ruiz. A 496º reunião do Consuni aconteceu na sexta-feira, dia 16 de setembro, na Faculdade de Planaltina.

Nascido na Espanha, Antonio Ibañez Ruiz chegou ao Brasil nos idos de 1960 e em 1967 iniciou a carreira como docente na UnB, período intenso marcado pela Ditadura Militar.

“Tive um início que me atraiu muito na universidade. Quando cheguei em 67, ver as dificuldades que os estudantes tinham, para sobreviver na Ditadura, foi uma lição muito grande, que ajudou muito na minha formação”, destaca o professor Ibañez.

Anos mais tarde, presidiu a Associação dos Docentes da UnB – Seção Sindical do ANDES-SN na gestão de 1982 a 1984, também em um momento importante para a vida social e política do Brasil, a abertura democrática. “Foi uma época muito importante, não apenas no Distrito Federal, mas em todo o país. Vivíamos um momento de transição, as discussões sobre o movimento e o futuro do movimento docente eram muito ricas e isso me ajudou muito a conhecer a Educação brasileira. O contato com os professores da Universidade, com a comunidade, as visitas aos Departamentos, tudo isso me ajudou muito na paixão que sinto pela Educação”, ressalta Antonio Ibañez Ruiz.

A trajetória marcada pela defesa da Educação Pública no país se intensificou quando assumiu a Reitoria da UnB nos anos de 1989 a 1993. Professor Ibañez também foi Secretário de Educação do DF, além de outras trajetórias profissionais no âmbito da Educação, não apenas do Ensino Superior, como frisa, mas também na Educação Básica.

“Sempre fui tentado a conhecer mais sobre a Educação. Quando fui Reitor, percebi que a Educação era um campo que me atraía muito e devotei meus anos praticamente dedicados à Educação”, comenta o professor.

Questionado sobre o momento atual da Educação no país, Antônio Ibañez Ruiz apontou que a pandemia de Covid-19 foi terrível para a educação brasileira, assim como a situação em que se encontra atualmente. Segundo ele, diminuir o orçamento da Educação não deve ser uma saída e reforçou a importância de investimentos para que a educação melhore no país. “Temos que cuidar das crianças, do futuro”, alerta.

O professor Ibañez reforçou ainda que se sente lisonjeado pelo Título. “Tenho muito orgulho de receber esse Título e sou muito agradecido aos professores que na época em que eu era Reitor acreditaram naquele projeto de universidade e que estão até hoje acreditando na Universidade pública, gratuita, laica e de qualidade”.

Ibañez disse ainda que se sente muito orgulhoso em fazer parte da história da ADUnB-S.Sind e de ver a trajetória do sindicato. “Agradeço a ADUnB que atua na defesa da Universidade contra todas essas atrocidades e fico feliz de ver que estão na luta”, finalizou.

Honoris Causa

O título de Doutor Honoris Causa é concedido a personalidades que tenham se destacado pelo saber ou pela atuação em prol das artes, das ciências, da filosofia, das letras ou do melhor entendimento entre os povos.

O Consuni é o órgão máximo da Universidade, com funções normativas, deliberativas e consultivas e atualmente possui 160 membros ativos.

A cerimônia de entrega do Título ao professor Antonio Ibañez Ruiz ainda não tem data prevista para acontecer.

.

Publicado em 22 de setembro de 2022

Compartilhe: