Documentário vai contar a história do nascimento da ADUnB no período da ditadura militar

A Associação dos Docentes da Universidade de Brasília - Seção Sindical do ANDES-SN (ADUnB-S.Sind) iniciou em meados de julho a produção da WebSérie  “ADUnB Memórias de Luta”, o primeiro episódio pretende reacender o diálogo sobre as condições conjunturais que deram origem ao histórico movimento docente na UnB, constituindo as bases para  a criação da ADUnB em plena  ditadura militar.

O WebSérie também vai abordar a reafirmação do projeto de universidade pública e o papel da UnB no cenário nacional. No primeiro episódio foram ouvidos docentes que participaram do movimento docente e estudantil que deu origem à criação do sindicato, em maio de 1978.

De acordo com a Diretoria da ADUnB, o objetivo principal é assegurar a memória do sindicato, da sua construção e da sua história de luta em defesa da Universidade Pública numa conjuntura nacional adversa, com interventores na UnB, indicados pela Ditadura Militar, perseguição a estudantes e intervenção de militares dentro do campus, criando um  movimento coletivo de resistência.

A proposta da série é uma demanda do Grupo de Trabalho de Política de Formação Sindical e dos/as associados/as aposentados/as do sindicato e tem previsão de ser lançada no mês de setembro.

Publicado em 05 de agosto de 2022

Compartilhe: