ADUnB - S.Sind realiza Seminário sobre Meio Ambiente do Trabalho Docente

A Associação dos Docentes da Universidade de Brasília - Seção Sindical do Andes (ADUnB – S.Sind.) realiza no período de 4 a 25 de agosto o Seminário Meio Ambiente do Trabalho Docente, em formato híbrido, online e presencial, na sede do sindicato.

Serão quatro encontros, realizados às quintas-feiras, das 19h às 21h, para debater temas como “Assédio moral no ambiente de trabalho e seus impactos no serviço público”, “Assédio no ambiente de trabalho universitário”, “Carreira Docente: Ingresso, desenvolvimento, progressão e aposentadoria” e “Carreira docente: Diálogos sobre a carreira docente: aposentadoria e saúde”.

O primeiro encontro do Seminário acontece no dia 4 de agosto, às 19 horas, com a participação da doutora em Direito pela Universidade Complutense de Madri (Espanha), Adriane Reis de Araújo, procuradora Regional do Trabalho e coordenadora Nacional da Coordigualdade (MPT) e do professor Marcos Rogério, advogado e assessor jurídico no Senado Federal. O evento é online.

Os encontros seguintes também acontecem às quintas-feiras, às 19 horas e serão realizados em formato presencial na sede da ADUnB, na Casa do Professor, no Campus Darcy Ribeiro, com transmissão online, pelos canais da ADUnB - S.Sind. no youtube e facebook.

Para ter o certificado de participação no Seminário é necessário realizar inscrição, o link está disponível aqui.

"O Seminário surge para ampliar o conhecimento, principalmente das pessoas que ingressaram na carreira docente nos últimos anos. Um dos temas que nos debruçaremos em dois encontros é sobre o ‘assédio no funcionalismo público’, um assunto de fundamental importância para um convívio adequado em nossa universidade, porque impacta diretamente no nosso trabalho, carreira e saúde”, destaca a professora e diretora da ADUnB - S.Sind., Daniela Garrossini. 

A professora destaca ainda que espera que toda a categoria docente participe da construção constante da carreira e que “tenhamos unidade em nossa luta cotidiana por melhores condições de trabalho”. 

Seminário

O Seminário Meio Ambiente do Trabalho Docente surge a partir das necessidades, identificadas pela ADUnB, para ampliar o debate sobre as questões que estruturam a Carreira Docente, tendo em vista a importância e necessidade de aprofundar as questões inerentes ao tema, mas também de orientar docentes sobre marcos legais e mudanças estruturais na organização da carreira.

Fruto das atividades do Grupo de Trabalho Carreira e Progressão (GTCP) da ADUnB (Biênio 2020-2022), será lançada no dia 18 de agosto a publicação “Carreira e Progressão Docente na Universidade de Brasília”, parte da programação do terceiro encontro do Seminário. A cartilha tem como objetivo informar e orientar sobre as bases legais que orientam a carreira docente, seus direitos e desafios.

Confira a programação do Seminário Meio Ambiente do Trabalho Docente

1º ENCONTRO (ONLINE) - 04 DE AGOSTO - QUINTA-FEIRA, 19h00
Tema: Assédio moral no ambiente de trabalho e seus impactos no serviço público
Participação: Adriane Reis (MPT) e Marcos Rogério (Senado)


2º ENCONTRO (PRESENCIAL/ONLINE) - 11 DE AGOSTO - QUINTA-FEIRA, 19h00
Tema: Assédio no ambiente de trabalho universitário
Participação: Dra. Larissa Rodrigues (Rodrigues Pinheiro Advocacia) e Dr. Leandro Madureira (Mauro Menezes & Advogados)


3º ENCONTRO (PRESENCIAL/ONLINE) - 18 DE AGOSTO - QUINTA-FEIRA, 19h00
Tema: Carreira Docente: Ingresso, desenvolvimento, progressão e aposentadoria Lançamento da publicação “Carreira e Progressão Docente na Universidade de Brasília”
Participação: Ariuska Karla Barbosa Amorim, Alexandre Bernardino Costa, Fernando Paiva Scárdua, Gisele Martins, Reginaldo Ghiraldell


4º ENCONTRO (PRESENCIAL/ONLINE) - 25 DE AGOSTO - QUINTA-FEIRA, 19h00 
Tema: Carreira docente: Diálogos sobre a carreira docente: saúde e aposentadoria
Participação: Dra. Larissa Rodrigues (Rodrigues Pinheiro Advocacia) e Dr. Leandro Madureira (Mauro Menezes & Advogados)

.

 

Publicado em 01 de agosto de 2022

Compartilhe: