Ato em defesa dos serviços públicos reúne trabalhadores(as) nesta sexta-feira (24)


Centrais sindicais e sindicatos de servidores públicos federais e do Distrito Federal farão um ato nesta sexta-feira (24) em defesa dos serviços públicos e dos direitos dos(das) trabalhadores(as) aposentados(as). A manifestação ocorrerá a partir das 9h30 na Esplanada dos Ministérios, no Espaço do Servidor, entre os Blocos C e D.


O ato político terá palestras sobre a importância dos serviços públicos para os(as) trabalhadores(as) aposentados(as), com caminhada até o Ministério da Economia para a entrega de um documento com as reivindicações da categoria ao ministro Paulo Guedes.


“A manifestação dos trabalhadores e trabalhadoras pretende sensibilizar o governo para a necessidade da manutenção dos serviços públicos necessários à sociedade”, explica Manoel Pereira de Andrade, diretor da Associação dos Docentes da Universidade de Brasília (ADUnB).


O ato integra o Plano de Lutas das centrais sindicais e sindicatos que, reunidos no dia 16 de janeiro, definiram um calendário de mobilizações em defesa dos serviços públicos, culminando em uma Greve Geral no dia 18 de março. Também foi publicado um manifesto unificado pela manutenção dos serviços públicos.


A reunião teve a representação da Central Única dos Trabalhadores (CUT) - DF e Nacional; da Central dos Sindicatos Brasileiros (CSB), da Intersindical – Central da Classe Trabalhadora e da CSP Conlutas. Também estiveram presentes 12 sindicatos de servidores públicos.


Confira o calendário de lutas:


24 de janeiro - Dia Nacional do Aposentado

Ação na Esplanada para demonstrar a importância dos serviços públicos para quem não está mais ativo nos postos de trabalho.


12 de fevereiro – Câmara dos Deputados

Ato público no Auditório Nereu Ramos da Câmara dos Deputados para debater a importância dos serviços públicos


21 de fevereiro – Carnaval

No período de carnaval, será criado um bloco em defesa dos serviços públicos, que dialogará com a sociedade de forma criativa e descontraída sobre a importância desses serviços para a sociedade.


8 de março

No Dia Internacional da Mulher, também será pautada a defesa dos serviços públicos. Será realizada uma reunião no próximo sábado (18) com representantes mulheres dos sindicatos para organização das mobilizações.


18 de março

Dia Nacional de Paralisação, Mobilização, Protesto e Greves

Publicado em 21 de janeiro de 2020

Compartilhe: