DCE pede suspensão das atividades acadêmicas da UnB

O Diretório Central dos Estudantes - Honestino Guimarães divulgou uma nota nesta sexta-feira (20/3), solicitando ao Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe), a suspensão das atividades acadêmicas da Universidade de Brasília até a normalização das condições de saúde pública, para que os estudantes "tenham sua segurança e direito à educação garantidos". O DCE pediu ainda a antecipação da reunião do Conselho para o dia 26 de março.


Na quarta-feira (18), a Associação dos Docentes da Universidade de Brasília (ADUnB) enviou um ofício ao Cepe pedindo a suspensão completa das atividades de ensino na universidade, por tempo indeterminado e com posterior discussão do calendário acadêmico quando a situação de circulação de pessoas estiver regularizada (Leia aqui).


Leia a nota do DCE:


Estamos vivendo um momento sem precedentes em que devemos prezar, acima de tudo, pela segurança da comunidade acadêmica. Nesse sentido, os esforços feitos diante do Decreto n. 40.520/2020, do GDF, pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, em suspender temporariamente as atividades acadêmicas presenciais e pela Reitoria, em suspender as atividades administrativas presenciais, são medidas importantes.


Compreendemos que tais esforços foram feitos em uma situação diferente da qual nos encontramos agora. Na data das publicações da resolução do CEPE e do Ato da Reitoria tínhamos 2 casos importados no Distrito Federal. Atualmente, estão registrados mais de 60 casos no DF, em estágio de transmissão local.


Frente à uma situação em que se torna inviável o retorno às atividades presenciais, com o rápido avanço da COVID-19 no DF, acreditamos que o processo de adaptação para o Ensino à Distância ao longo do período de isolamento social é excludente e precariza o Ensino na UnB, dada a realidade de que não existem conhecimentos e técnicas sendo aplicadas nessa adaptação em massa de cursos e disciplinas que não preveem a prática de EAD.


Diante disso, solicitamos ao CEPE:

1 - Que a data da reunião do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, prevista para o dia 23 de Abril de 2020, seja antecipada para o dia 26 de Março de 2020.


2 - Que este Conselho suspenda as atividades acadêmicas da Universidade de Brasília até que as condições de saúde pública permitam sua execução, possibilitando que as e os estudantes da UnB tenham sua segurança e direito à educação garantidos.


Confira o documento enviado ao CEPE no link:

https://drive.google.com/file/d/1exA_g5JK6m344aZGSmAFHOM5DKMp6DcR/view?usp=sharing

Publicado em 20 de março de 2020

Compartilhe: