Deliberações do Conselho de Representantes da ADUnB

O Conselho de Representantes da Associação dos Docentes da Universidade de Brasília (ADUnB) trabalha para garantir os direitos dos docentes da UnB, observando as medidas de saúde pública e o isolamento social adotado no contexto da pandemia do novo Coronavírus.


Confira abaixo as últimas deliberações do Conselho.


Adiamento das eleições ADUnB e prorrogação do mandato


Na reunião do dia 20/4, os(as) conselheiros(as) decidiam adiar o calendário eleitoral das eleições do sindicato (Leia mais). A decisão foi tomada devido à suspensão das atividades da UnB, motivada pela pandemia e as medidas governamentais de isolamento social.

Os representantes das diversas unidades acadêmicas aprovaram o início do calendário eleitoral para 60 dias após a volta do funcionamento regular e presencial da universidade. Caso seja necessário, o órgão deliberativo será convocado novamente para deliberar sobre a prorrogação do prazo. 

Por consequência e para manter o funcionamento adequado da associação, os(as) professores(as) aprovaram a prorrogação do mandato da atual diretoria por, no máximo, 90 dias, a contar de 26 de junho. Podendo ser feita a posse da nova diretoria em prazo menor, caso seja possível a realização do calendário eleitoral. 


Eleição de membros da COC 


Na reunião do dia 25/5, o CR elegeu como representantes da ADUnB na Comissão Organizadora da Consulta (COC) os professores Rafael Villas-Boas, da Faculdade UnB Planaltina; Maria da Glória Lima, da Faculdade de Saúde; e Manoel Pereira de Andrade, diretor da ADUnB e professor da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária. 


Na ocasião, os(as) conselheiros(as) debateram o regimento das eleições para reitoria, adequando o documento ao contexto da pandemia do novo Coronavírus. Entre os novos destaques, foram propostas mudanças dos prazos eleitorais e um formato virtual de eleição. O documento foi entregue à COC. 


Documento com orientações e protocolos para futuro retorno 


No dia 4/6, o Conselho apresentou um documento com as medidas de segurança necessárias para o retorno às atividades acadêmicas na Universidade de Brasília (UnB).

O documento foi produzido por um grupo de especialistas designado pelo CR para construir  melhores condições para um retorno seguro.

O documento (acesse aqui), que foi entregue à administração superior da UnB, apresenta uma Minuta de Protocolos Obrigatórios de Segurança para a retomada das atividades acadêmicas. De acordo com os(as) docentes, o modelo será amplamente discutido e detalhado com a administração e com o conjunto docente.

Foram propostas modificações nas instalações da universidade, com orientações para reduzir a exposição ao risco de contaminação por Covid-19 de pessoas que tiverem acesso aos campi, em qualquer cenário que se concretize. Além disso, o documento propõe um Programa de Treinamento e Capacitação em medidas sanitárias de segurança para toda a comunidade acadêmica.

Publicado em 17 de junho de 2020

Compartilhe: