Campanha UnB Solidária arrecada doações para pessoas em vulnerabilidade e para hospitais

Máscaras de proteção e tablets para comunicação de pacientes isolados podem ser entregues em pontos de coleta no Darcy Ribeiro e na FGA. A ADUnB é um dos pontos de coleta.



Campanha UnB Solidária busca arrecadar dez mil máscaras para pessoas em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Foto: Prefeitura Municipal de Jaraguá do Sul

Incentivar a solidariedade neste contexto de crise sanitária. Esse é o objetivo da campanha UnB Solidária, organizada pela Diretoria de Atenção à Saúde da Comunidade Universitária (Dasu/DAC) da Universidade de Brasília. A mobilização começou neste mês de julho, em virtude da pandemia da covid-19, e já tem estimulado doações.

Em parceria com o Diretório Central dos Estudantes (DCE) Honestino Guimarães, a iniciativa busca arrecadar dez mil máscaras para entrega a pessoas das comunidades universitária e externa que estejam em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Até agora, já foram doadas 500 máscaras produzidas pela professora Renata Monteiro, do Departamento de Nutrição da Faculdade de Ciências da Saúde (FS).

Além disso, a proposta visa incentivar a compra de máscaras feitas por grupos de geração de renda dos Centros de Atenção Psicossocial (Caps) do Distrito Federal. A organização não-governamental (ONG) Feito à Mão é uma das envolvidas na campanha.

Desde o início da pandemia, a entidade fez mais de 400 máscaras para pessoas que frequentam o Caps AD III de Samambaia – oito pessoas atuam na produção. No momento, a ONG precisa da doação de tecidos e elásticos para realizar a confecção, já que os custos dos materiais tiveram aumento recentemente.

TABLETS – Outro braço da campanha é a iniciativa UnB Solidária nos hospitais, dedicada a arrecadar tablets para os hospitais públicos de Brasília, com o intuito de facilitar a comunicação dos pacientes em isolamento com seus parentes. A ação é conduzida pelo Hospital Universitário de Brasília (HUB) e pela Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) e também integra a campanha #vocênãoestásozinhavocênãoestásozinho.

Uma das medidas para prevenir a transmissão do novo coronavírus é o isolamento social. Com isso, muitos pacientes internados nos hospitais não podem receber visitas. Os tablets doados vão ajudá-los a se comunicar com seus familiares, evitando a solidão e o desenvolvimento ou agravamento de transtornos, como ansiedade e depressão. Os equipamentos serão manuseados pelos profissionais de saúde, que ficarão responsáveis por estabelecer os contatos virtuais. 

A diretora da Dasu, Larissa Polejack, destaca que a iniciativa de solidariedade ampara os familiares que estão distantes de parentes isolados nos hospitais por conta da crise sanitária. "Esse é um grande momento de angústia, e a gente tem a possibilidade de aliviar o sofrimento de várias famílias com um simples gesto de doação", afirma.

“Até agora conseguimos dois tablets de duas pessoas que doaram e outros dois patrimoniados, além de dois notebooks. Entendemos que os equipamentos são mais difíceis de se conseguir, porque são caros. Precisamos do material em bom estado”, diz a professora Josenaide dos Santos, coordenadora de Articulação de Rede para Prevenção e Promoção da Saúde (Co-Rede) da Dasu.

A docente conta que, além do benefício de facilitar a comunicação, o uso dos equipamentos doados evita que os funcionários dos hospitais emprestem seus próprios celulares para essa finalidade.

COMO AJUDAR – As doações são realizadas pelo aplicativo Doarti, desenvolvido por professores e estudantes da Faculdade UnB Gama (FGA), com apoio de profissionais do mercado, para potencializar a interação entre doadores e entidades filantrópicas. Para baixar o app, disponível no Google Play e na App Store, acesse link disponibilizado pela Dasu e clique em Baixe o Doarti. Ao navegar no app, é só procurar por UnB Solidária e escolher um dos locais de coleta para entrega. 

Por enquanto, as doações podem ser deixadas com as equipes de segurança da FGA e em dois pontos do campus Darcy Ribeiro: na sede da Associação dos Docentes da Universidade de Brasília (ADUnB) e na Diretoria de Segurança (Diseg), localizada no prédio Oca 2, próxima ao banco Santander. Em breve, outros campi também terão pontos de coleta. Pelo aplicativo Doarti, é possível solicitar ainda o recolhimento da doação em casa.


Do portal UnB Notícias

Publicado em 20 de julho de 2020

Compartilhe: