Nota de pesar pelo falecimento de José Santiago Naud, um dos fundadores da UnB


A Associação dos Docentes da Universidade de Brasília (ADUnB) manifesta profundo pesar pelo falecimento do professor José Santiago Naud, um dos fundadores da Universidade de Brasília. O professor faleceu nesta segunda-feira (20) e faria 90 anos na próxima sexta (24).


Natural de Santiago, Rio Grande do Sul, Naud era diretor do Instituto Euvaldo Lodi (IEL/RS) e veio para Brasília em 1960. Em 1962, integrou o grupo de professores fundadores da UnB, onde lecionava letras clássicas. Naud também foi pioneiro na Federação Espírita do Distrito Federal e fundador do Instituto Histórico e Geográfico do Distrito Federal.


Na carreira literária, publicou 21 livros, entre eles Pedra azteca (1985), Memórias de signos (1993) e Antologia Pessoal (2001). Ele também ajudou a iniciar a Associação Nacional de Escritores, da qual era ainda membro.


O professor também foi chefe de estudos brasileiros pelo Ministério das Relações Exteriores na Bolívia, na Argentina, no Panamá e no México, e lecionou nas universidades de Yale e UCLA (Estados Unidos).


Publicado em 21 de julho de 2020

Compartilhe: