Assembleia: docentes deliberam sobre participação da ADUnB no 8º CONAD

A Associação dos Docentes da Universidade de Brasília (ADUnB) realizou, nesta segunda (27), a sua Assembleia Geral Extraordinária. A reunião, realizada virtualmente, contou com a participação de 66 professores e professoras, que deliberaram sobre a participação do sindicato no 8º CONAD Extraordinário.

O 8º CONAD Extraordinário, acontecerá nos dias 30 e 31 de julho de 2020, de forma virtual, em caráter excepcional, nos termos da Lei nº 14.010/2020, com o tema “Prorrogação do Mandato da Diretoria Nacional”. O presidente do sindicato, professor Luis Antonio Pasquetti, foi aprovado como delegado da ADUnB, com 43 votos favoráveis, nenhum contrário e uma abstenção. Como observadores, a foram aprovados a professora Clarice Santos (41 votos) e Raimundo Luiz Silva Araújo (30).


Os(as) professores(as) debateram a pauta do 8° Conad, os textos de conjuntura e os TRs com as propostas de prorrogação do mandato da Diretoria Nacional do ANDES-SN, tendo sido aprovado o TR 11, com o complemento “Prorrogação de 90 dias, conforme aprovado anteriormente. Formato das eleições decidido pela Comissão Eleitoral”, apresentado pela professora Clarice Santos (FUP/UnB).


A mesa, composta pelos professores Luis Pasquetti, o 1° vice-presidente da ADUnB, Jacques Novion e o secretário-geral, Luiz Araújo (FE), apresentou, ainda, informes sobre o processo eleitoral da reitoria, que já está sendo amplamente divulgado nas redes sociais, sobre a derrubada da liminar que a ADUnB havia conquistado contra aumento das alíquotas previdenciárias e sobre o calendário eleitoral para renovação da direção da ADUnB.


A ata da reunião será disponibilizada em breve.


Caderno 8° Conad - TR 11:

(Aprovado com o complemento: "Prorrogação de 90 dias, conforme aprovado anteriormente. Formato das eleições decidido pela Comissão Eleitoral")


O 8º CONAD Extraordinário, ad referendum do próximo CONGRESSO, delibera:

1. A prorrogação do mandato da diretoria que tomou posse em 2018 será de 90 dias, improrrogáveis.


2. O plenário do 8º CONAD Extraordinário debaterá, numa primeira fase do encaminhamento sobre a prorrogação do mandato da diretoria, entre duas alternativas: - Realizar eleições por meio virtual, assegurando normas extraordinárias de disputa, além de garantir um aplicativo que permita uma votação centralizada nacionalmente, com um protocolo que contemple a segurança, a auditagem e a lisura do pleito.


- Escolher no CONAD extraordinário uma comissão gestora, formada de modo a garantir em sua composição a representação do conjunto da base de nosso sindicato e não apenas de sua maioria, e atribuindo à mesma um mandato explícito, que determine os limites de sua atuação até que seja possível realizar eleições presenciais.


3. Declarar nulo o processo aberto no 35º Congresso do ANDES-SN e encaminhar para o 36º Congresso do ANDES-SN a aprovação de novo regimento eleitoral.




Leia o caderno do 8º Conad Extraordinário


Circular ANDES 205/2020


Publicado em 27 de julho de 2020

Compartilhe: