Toma posse, Democracia!

Nota Pública: ADUnB, SINTFUB e DCE.



Desde a redemocratização do Brasil, em 1985, todas as consultas à comunidade acadêmica para eleição de reitoria da Universidade de Brasília ocorreram em absoluto respeito à soberania do voto, à Autonomia Universitária e à vocação democrática da UnB.


O Regulamento da atual consulta foi formulado e acordado pelas três entidades integrantes da Comissão Organizadora da Consulta (COC) – ADUnB, DCE e Sintfub –, bem como consensuado pelas quatro chapas concorrentes aos cargos de Reitor(a)e Vice-Reitor(a) para o quadriênio 2020-2024. De diferente, desta vez, só mesmo a forma para a realização das campanhas, da votação e apuração: tudo totalmente online, em razão das normas de segurança à saúde pública impostas pela epidemia da Covid-19. Mais uma vez, o cumprimento da transparência e da lisura de todo o processo do pleito deu-se de forma integral, agora com a novidade do formato online.


Esta consulta foi decidida de forma inconteste ainda no primeiro turno, com 54% dos votos. Agora ADUnB, SINTFUB e DCE seguem mobilizados pela prevalência do direito mais basilar, e de valor mais soberano, em um pleito democrático: o voto. Precisamos seguir lutando para garantir que o resultado da consulta seja respeitado. Para isso, fazemos nova convocação à Comunidade Acadêmica: neste momento histórico que vivemos, para assegurar o respeito à decisão da comunidade que consagrou, no 1o turno - um projeto - é importante que se inscrevam para a eleição no Consuni, aquelas ou aqueles o representam.


Conclamamos, portanto, a Comunidade Acadêmica, para que, de forma vigilante, comprometida, responsável e atuante, acompanhe as próximas três fases do processo: inscrições, no dia 14/09, o projeto consagrado na consulta; formação da Lista Tríplice do CONSUNI, no dia 17/09, com três nomes vinculados ao projeto escolhido pela comunidade; e nomeação, até o dia 22/11/2020, garantindo que a Reitora reeleita seja nomeada e que ela e o Vice-Reitor da UnB para o quadriênio 2020-2024 sejam os gestores de direito e de fato.


#TomaPosseDemocracia

Publicado em 08 de setembro de 2020

Compartilhe: