Encaminhamentos da Assembleia Geral para os(as) docentes


No dia de hoje, 24 de março de 2021, os servidores públicos brasileiros, dentre eles os docentes das universidades e institutos federais, representados pelo Sindicato Nacional, o ANDES-SN, e aqui na UnB pela ADUnB-SS, paralisam suas atividades e promovem várias ações.


E quais são os motivos desta mobilização nacional?


1.A pandemia está sem controle, com média móvel de mortes alcançando quase 3 mil vítimas por dia, sem vacinação em ritmo aceitável, e precisamos de medidas urgentes. É necessário um lockdown nacional para evitar o colapso do sistema de saúde, e isso só é viável com auxílio emergencial digno para milhões de brasileiros desempregados e no mercado informal, para além da garantia de salário aos que estão empregados, para que possam ficar em casa. E, claro, com vacinação para todos, urgente!


2.Ao invés de salvar vidas e proteger empregos e renda dos trabalhadores, o governo Bolsonaro resolve atacar os direitos dos servidores públicos, e faz isso com apoio da maioria do Congresso Nacional, aprovando uma Emenda Constitucional que, na prática, deixará nossos salários congelados por 15 anos. Salários que vêm sendo corroídos ano após ano pela inflação, que voltou.


3.Agora, governo e aliados querem votar uma Reforma Administrativa (PEC 32) que permite reduzir em 25% salários de servidores e acaba com nossa carreira. Tudo isso no meio de uma pandemia, quando nossa preocupação é nos manter, e nossos familiares, vivos.


4.Sem os servidores públicos, o Brasil teria muito mais mortes do que tivemos até o momento. Não somos marajás, não somos privilegiados. Pelo contrário, a maioria dos servidores ganha baixos salários e arrisca sua vida em condições insalubres de trabalho.


5.Ajude a divulgar os motivos de nossa paralisação. Una-se a nós na pressão social por vacinação para todos, auxílio emergencial digno e apoio federal aos estados e municípios para evitar colapso do sistema de saúde. E nos ajude a evitar que mais uma vez a conta da crise seja colocada nas costas dos servidores públicos brasileiros.


FORA BOLSONARO * CONTRA A REFORMA ADMINISTRATIVA * EM DEFESA DOS SERVIÇOS PÚBLICOS * POR UM LOCKDOWN NACIONAL COM RENDA PARA A POPULAÇÃO * VACINAÇÃO PÚBLICA E GRATUITA PARA TODOS E TODAS


Saiba mais sobre as lives da ADUnB e do ANDES-SN e outras ações do Dia Nacional de Luta.


Clique aqui e assista à live produzida pela ADUnB PEC 186 - Efeitos para a carreira docente e reforma administrativa . Nesta quarta, às 18h30.

Publicado em 23 de março de 2021

Compartilhe: