Esclarecimentos sobre os Planos de Saúde


Caros colegas, a questão dos planos de saúde é prioritária na nossa atenção aos associados, especialmente aos aposentados, e a ADUnB não está inerte, como se pode conferir em matéria publicada recentemente em nossa página, reportando todo o histórico de ações que realizamos e continuamos realizando para que todas e todos tenham acesso a um bom plano de saúde.


No nosso entendimento, é o nosso "patrão", a UnB, quem pode – e deve – ofertar assistência à saúde aos seus servidores.


Aderir à oferta do SINTFUB é uma opção pessoal de cada docente, ciente de não se tratar de um plano de saúde do SINTFUB, mas de uma corretora, uma operadora comercial de saúde intermediada pela referida entidade. Há vários planos de saúde ofertados, mas não temos informação sobre a qualidade do atendimento ofertado. Sugerimos a quem se interessar consultar a página da ANS, na qual há uma avaliação da qualidade de cada plano de saúde ofertado neste país.


A mesma opção de aderir aos "planos do SINTFUB" temos com as recentemente divulgadas adesões da UnB aos acordos que o MEC tem com várias corretoras, que oferecem planos de operadoras comerciais. Não é nada diferente de se contratar um plano através de uma corretora qualquer, dessas que ficam todos os dias telefonando e enchendo a caixa de e-mail's da gente.


A reitoria, por meio de uma comissão recentemente nomeada e com a qual estamos colaborando, está tentando preparar um "Termo de Referência" que defina tanto o tipo de serviços quanto a qualidade dos mesmos, e fazer uma licitação para contratar alguma operadora comercial ou fazer convênio com alguma entidade não comercial. Aliás , a UnB já tem convênios com a ASSEFAZ e a GEAP.


O objetivo final é ampliar a oferta e qualidade de opções para que cada um possa escolher o "plano de saúde" mais apropriado às suas necessidades.


A diretoria da ADUnB sugere que aguardemos as próximas definições da reitoria para que tenhamos condições de avaliar o que é mais importante para a categoria. Nas próximas semanas, informaremos o trabalho realizado pelo grupo e a resposta da UnB à solicitação dos planos.


Diretoria ADUnB

Publicado em 11 de maio de 2021

Compartilhe: