Chapa Homologada

 

CHAPA 1 - ADUnB Me Representa

A ADUnB-Seção Sindical em seus 44 anos de história esteve atuante na luta pela democracia, em defesa da Universidade Pública e em defesa da categoria docente e continua reafirmando sua jornada de construção coletiva. A história de nossa Seção Sindical se entrelaça com a história da UnB, marcada pela coragem de seus fundadores(as), pela constante resistência em defesa da democracia, das nossas conquistas e dos nossos direitos, da Educação Pública, da pesquisa e inovação e da incorporação da Ciência e Tecnologia em um projeto de nação, no qual os dilemas e problemas de nossa sociedade sejam objetos de nossas preocupações, ao invés dos interesses do capital, da concentração de renda e poder.

As duas últimas gestões da ADUnB – S. Sind. (ADUnB Viva-biênio 2019-2020 e ADUnB Sempre Viva – biênio 2020-2022) têm buscado resgatar o espaço de diálogo e articulação democráticos. Reafirmamos a importância das discussões em assembleias, no Conselho de Representantes, nos Grupos de trabalho, e da participação em ações junto ao nosso Sindicado Nacional, o ANDES. Buscamos garantir à categoria docente da UnB um processo de construção coletiva, estabelecendo uma comunicação ágil tanto interna quanto externamente, articulada a sindicatos locais e nacionais, com protagonismo político nas lutas do Distrito Federal. O Sindicato existe para defender os interesses dos/as professores/as. Nenhum direito a menos é a motivação da nossa continuidade à frente da gestão da ADUnB - S. Sind.

Destacamos a atuação da atual gestão (ADUnB Sempre Viva biênio 2020-2022) que buscou, mesmo em meio a uma pandemia que ceifou mais de 670 mil vidas, reforçar as ações do nosso Sindicato e constituir espaços democráticos e coletivos, fortalecendo os espaços de debate, como Assembleias e reuniões do Conselho de Representantes, e ampliando sua ação junto aos Grupos de Trabalho. Nesse contexto é importante pontuar o fortalecimento das bases de uma política de comunicação sindical reestruturada para promover o efetivo diálogo com a categoria a partir de espaços importantes como o programa Diálogos ADUnB. Além disso, destacamos a retomada da ocupação política e cultural dos espaços do Sindicato e de seu lugar de protagonismo no Distrito Federal; a recuperação da participação ativa da ADUnB nos espaços do ANDES-SN, nas Mobilizações, nos Atos Políticos e nas articulações com os demais Sindicatos e Movimentos do DF, especialmente de servidores(as) públicos(as), do País e do exterior e a defesa de nossos direitos e conquistas, com medidas jurídicas e com mobilizações da categoria, a continuidade da URP, assegurada através de fortes lutas políticas e judiciais. Estes são alguns exemplos de ações que demonstram a capacidade e força de nossa ADUnB.

Nosso compromisso é dar continuidade ao processo que foi iniciado com a gestão ADUnB ViVa e ampliado com a Gestão ADUnB Sempre Viva, por entender que é papel do Sindicato lutar por direitos, pela democracia, pelas condições de trabalho e salariais da categoria docente e atuar de forma conjunta com os movimentos e organização de luta, como a dos estudantes e técnicos administrativos.

É importante no momento político em que vivemos reafirmar a nossa luta em defesa da democracia e contra as políticas privatistas na educação e de ataques às nossas carreiras e à Educação Pública, recolocando a ADUnB-S. Sind. em seu lugar histórico de protagonismo e de luta. Reatar os laços com a categoria, com seus anseios e com as lutas dos demais trabalhadores(as) brasileiros(as) será nosso horizonte político.

Sabemos que a cada gestão novos desafios se colocam. A nossa chapa se apresenta para coordenar a luta nesse período em que entendemos que é necessário devolver o Brasil aos brasileiros, reafirmar a Universidade Pública como lugar de direitos de todos/as, reafirmar a importância e a necessidade da defesa dos serviços públicos/as e dos/as servidores públicos, de ampliar a garantia de direitos a categoria docente, pelas melhores condições de trabalho e de salários. Por isso, nos propomos travar essa batalha com fibra e compromisso, com coragem e coerência.

Mais do que nunca, precisamos nos manter unidos/as na defesa da educação, da ciência, da cultura e da tecnologia como política social garantida com recursos públicos.
 

Programa da Chapa 1 - ADUnB Me Representa

Clique para acessar o Programa Proposto pela Chapa 1 - ADUnB Me Representa

Redes sociais Chapa 1 - ADUnB Me Representa

Instagram:@adunb.merepresenta
Facebook: adunb.merepresenta
e-mail: merepresenta.adunb@gmail.com

Publicado em 29 de março de 2024