Advogado-Geral da União recebe movimentos sindicais

O Advogado-Geral da União, ministro Jorge Messias, recebeu, na manhã desta segunda-feira (5/6),  os técnico-administrativos e docentes da Universidade de Brasília (UnB), acompanhados da Deputada Federal Érika Kokay (PT/DF). A pauta da reunião foi a importância da Unidade de Referência de Preços (URP) aos servidores e servidoras da UnB.

Participaram da reunião a presidenta da Associação dos Docentes da Universidade de Brasília - Seção Sindical do ANDES-SN (ADUnB-S.Sind), Eliene Novaes e o Coordenador-Geral do Sindicato dos Trabalhadores da Fundação Universidade de Brasília (SINTFUB), Edmilson Rodrigues de Lima, que ressaltaram as graves consequências na vida de servidoras e servidores ativos e aposentados da UnB com a retirada da URP. 

A perda repentina de 26,05% do total das remunerações, paga há mais de 30 anos, se soma ao arrocho salarial que a categoria sofre há quase 10 anos. O aumento de 9% (nove por cento) concedido a partir de junho pelo governo não repõe minimamente os prejuízos acumulados.

De acordo com a deputada federal Érika Kokay, o Ministro demonstrou apoio para negociação desta questão. “Houve concordância de que é preciso abrir este processo de diálogo para que haja uma solução estruturante”, afirmou a parlamentar. 

Para Edmilson Lima, a interlocução em diversos âmbitos do Governo tem sido de extrema importância. “Temos tido um espaço aberto nestas conversas. Mas é crucial que estejamos trabalhando juntos e por isso, se faz ainda mais significativo o apoio da Deputada Érika Kokay e da ADUnB em momentos como este”, disse. 

A presidenta da ADUnB-S.Sind, Eliene Novaes, destacou que a quantidade dos servidores e servidoras prejudicados. “São quase 10 mil servidores e servidoras afetados e caso, o benefício seja retirado também dos docentes, serão ainda mais. Por isso, é preciso que haja um efeito suspensivo imediato deste processo para garantir o funcionamento da Universidade”, salientou. 

Ainda acontecerão nesta semana algumas audiências em defesa dos técnico-administrativos da UnB. Em breve serão divulgadas mais informações sobre as reuniões. 

Publicado em 6 de junho de 2023

 

Publicado em 06 de junho de 2023

Galeria de imagens

Clique para ampliar
Compartilhe: