Diálogos ADUnB desta segunda (26) discute nova norma do Governo Federal contra a carreira docente

A edição 52º do Diálogos ADUnB desta segunda-feira (26) vai discutir a nova Instrução Normativa Nº 66/2022 do Governo Federal. A medida altera a concessão de progressão funcional e promoção docente do ensino superior e é considerada uma nova investida contra a educação pública.

Dentre as diversas alterações, a IN n.66 aponta que “a avaliação de desempenho será item indissociável para fins de comprovação das exigências legais para a progressão funcional e promoção” e que “a progressão funcional somente será concedida após cumprimento cumulativo, em cada nível, dos critérios de interstício mínimo e de aprovação em avaliação de desempenho, vedada a acumulação de requisitos para acelerar a concessão da progressão no nível posterior”.

>>​ Leia a nota elaborada pela ADUnB-S.Sind aqui <<

De acordo com a ADUnB-S.Sind. as alterações tentam afastar o direito da categoria docente “à progressão funcional por interstícios retroativos acumulados, hoje previsto no artigo 5º da Resolução do CEPE n. 0179/2017, que estabelece os critérios e normas da promoção e progressão funcional das(os) docentes da Universidade de Brasília”.

No programa desta segunda, o professor e diretor da ADUnB-S.Sind. Alexandre Bernardino, recebe a mestra em Direito do Trabalho e Assessora Jurídica da ADUnB, Larissa Rodrigues, e o diretor da Federação de Sindicatos de Trabalhadores Técnico-administrativos em Instituições de Ensino Superior Públicas do Brasil (Fasubra Sindical), Marcelo Rosa.

O Diálogos ADUnB será transmitido às 18h30, na TV Comunitária (Canal 12 da Net) e também no canal do youtube e em outras redes sociais.

Publicado em 26 de setembro de 2022

Compartilhe: