Em setembro, ADUnB - S.Sind lança publicação sobre Trabalho Docente

A Associação dos Docentes da Universidade de Brasília - Seção Sindical do Andes (ADUnB – S.Sind.) realiza no dia 8 de setembro, o lançamento da publicação “Carreira e Progressão do Trabalho Docente na Universidade de Brasília”.

Organizado pelo Grupo de Trabalho Carreira e Progressão (GTCP) da ADUnB (Biênio 2020-2022), o livro tem como objetivo informar e orientar sobre as bases legais que orientam a carreira docente, seus direitos e desafios.

Dividido em cinco capítulos, o livro reúne um conjunto de legislações vigentes que fundamentam os direitos da categoria docente, desde o ingresso à Universidade, por meio dos concursos públicos, passando por estágio probatório, progressão funcional e aposentadoria.

“Percebemos que existia essa demanda de informações sobre a carreira e então resolvemos fazer essa publicação com esse apanhado de toda a legislação referente à carreira docente na UnB, ou seja, estágio probatório, progressão e promoção e a aposentadoria. Com isso, queremos também facilitar o acesso a essas informações para as professoras e professores da universidade”, explica a professora e diretora da ADUnB-S.Sind. Ariuska Amorim.

O Grupo de Trabalho (GT) Carreira e Progressão Docente da ADUnB – S. Sind. (Biênio 2020-2022) ao longo destes dois anos se debruçou para ampliar o debate sobre as questões que estruturam a Carreira Docente, tendo em vista a importância e necessidade de aprofundar as questões inerentes ao tema, mas também de orientar docentes sobre marcos legais e mudanças estruturais na organização da carreira.

A publicação é um reflexo do trabalho coletivo do GT. “O livro objetiva contribuir de forma política e pedagógica para o acolhimento de docentes ingressantes e em exercício da Universidade de Brasília, apresentando informações e orientações relacionadas à carreira docente e aos processos de progressão e promoção funcional”, afirma o professor e membro do GT Reginaldo Ghiraldelli.

“Esse livro foi uma iniciativa da ADUnB para recepcionar e acolher novos professores e professoras e ao mesmo tempo trazer luz sobre todo o processo que existe na carreira docente. E para as pessoas entenderem um pouco sobre a dinâmica desse processo importante dentro da carreira de professor e professora na universidade”, aponta o professor e membro do GT, Fernando Scardua.

Informações sobre o serviço público

A elaboração da publicação contou com a colaboração dos Escritórios de Advocacia Mauro Menezes e Rodrigues Pinheiro, que compõem a Assessoria Jurídica da ADUnB-S. Sind, assim como dos membros que compõem o GT e da Diretoria da ADUnB-S. Sind.

Para o assessor jurídico da ADUnB-S.Sind., o advogado Leandro Madureira, que também participou da publicação, é fundamental que os docentes e as docentes da Universidade de Brasília se apropriem dos temas abordados. “No livro estão as principais informações e explicações atinentes ao serviço público prestado em docência, que atingem individual e coletivamente a vida de todes. Espero que a publicação ajude a compreender melhor o lugar de cada membro desta Universidade em seu espaço e no serviço público”, destaca.

“O livro, com certeza, será um material de consulta muito útil para o dia a dia das professoras e professores, porque aborda temas importantes e estruturais para a carreira e atividade profissional de todas e todos”, ressalta a advogada e assessora jurídica da ADUnB-S.Sind, Larissa Rodrigues.

Importância do Sindicato

Um dos capítulos da publicação aponta sobre a importância do “Sindicato na luta pela carreira docente” com informações sobre a legislação que legitima a atuação sindical.

“Os sindicatos constituem a estrutura legítima de representação coletiva dos trabalhadores, com o objetivo de avocar para si os conflitos individuais dos trabalhadores e transformá-los em luta coletiva, com o objetivo de defender e promover os direitos e interesses dos trabalhadores representados”, aponta um dos trechos do capítulo.

Após o lançamento, a publicação estará disponível em versão impressa e também para download no site da ADUnB.

Seminário

Além da publicação, a ADUnB-S.Sind. também realiza desde o dia 4 de agosto o Seminário Meio Ambiente do Trabalho Docente, com uma série de quatro encontros online que debatem sobre temas importantes para a categoria. Todos os encontros do Seminário podem ser acessados no canal da ADUnB no youtube.

 

Publicado em 19 de agosto de 2022

Compartilhe: